fisica
CAROLINA P. CARDOSO
MODERNISMO
CRICIÚMA, ABRIL, 2014
CAROLINA P. CARDOSO
MODERNISMO
Trabalho de Literatura Língua Portuguesa, solicitado
Pela Profº Ladislei Castro, sobre Modernismo.
Criciúma, Abril, 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei falar sobre Modernismo, que foi uma época muito importante na literatura brasileira. Irei citar nomes dos principais autores e obras daquela época.
DESENVOLVIMENTO
Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúne características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita. Neste novo estilo moderno, todas as normas e parâmetros da criação artística foram rompidos. Os autores do modernismo passam a valorizar o retrato da vida cotidiana. A vida burguesa sai do cenário artístico.
Os artistas modernos adotam o pensamento que todos os objetos podem se tornar ícones literários. A linguagem muda drasticamente e deixa de ser nobre, dando lugar à coloquialidade, espontaneidade e são permitidos até mesmo alguns erros gramaticais.
PRINCIPAIS AUTORES
Os principais autores desta geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp e Guilherme de Almeida.
PRINCIPAIS OBRAS
“Os sapos” de Manuel Bandeira, "Macunaíma" de Mário de Andrade, o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
CONCLUSÃO
O Modernismo foi o fim daquela inspiração neoclássica, disciplinada e academicista dos parnasianos, por uma vida literária com liberdade de expressão e pluralidade estilística. Uma arte cheia de deboches, crítica e