o que é o conar e um case polemico
O Conar
O Conar é uma espécie de tribunal, mas com uma peculiaridade: o Conar não é órgão do Judiciário e não tem nada a ver com o poder público. Como o nome diz, é um Conselho de Autoregulamentação. Trata-se na realidade de uma entidade privada, uma associação sem fins lucrativos, criada pelas próprias empresas envolvidas com a publicidade, com o objetivo de impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor e à empresa.
O Conar possui um código de conduta que estabelece, entre outras coisas, que tipo de publicidade não deve ser divulgado. Esse código é constantemente atualizado. Ao mesmo tempo, um outro grupo, dentro do Conar, julga os casos em que há acusação de que determinados anúncios são enganosos ou abusivos. Como todos os veículos que divulgam anúncios fazem parte do Conar, as decisões do órgão são sempre e imediatamente cumpridas.
Campanha do sorvete de cerveja provoca advertência à Skol
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) advertiu a Ambev, fabricante de bebidas brasileira que detém a marca Skol, sobre a campanha de lançamento de seu sorvete de cerveja, uma edição limitada que começou a ser comercializada em bares de São Paulo e do Rio de Janeiro no dia 15 de março.
O Conar afirmou que a propaganda feita no site da empresa e na página da marca na rede social Facebook “poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil” e que a Skol teria atuado “no limite” das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que estabelece normas especiais na propaganda de bebidas alcoólicas, evitando o acesso pelos menores de 18 anos de idade.
Procurada pelo site de VEJA, a Ambev não quis se manifestar publicamente sobre o assunto. O Conar aprovou, por unanimidade, a advertência à Ambev no dia 20 de março, mas só divulgaram na segunda-feira.
Comentario
A skol não tomou as devidas precauções ao fazer a publicidade do sorvete de cerveja no