Parceiros - gestão de negocios
Este trabalho tem como objetivo conscientizar a todos os colaboradores da empresa sobre como o bullying, pode trazer reações negativas no ambiente de trabalho.
O Bullying no trabalho pode afetar a produtividade do funcionário
Com possibilidade de causar doenças físicas e psicológicas, empresas devem ficar atentas à prática de assédio moral e bullying. O bullying no âmbito profissional, por ter um caráter intimidativo, regular e persistente, pode afetar o bem estar e a produtividade do funcionário. Segundo a doutora Vera Lucia Soares Chvatal, pesquisadora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, doenças físicas e psicossomáticas podem surgir em decorrência de situações de sofrimento provocadas pelo bullying. Alguns exemplos são: diminuição da autoestima, estresse, queda na resistência do sistema imunológico, depressão e, em casos mais graves, suicídio. estatísticas apontam que as mulheres correspondem a 70% das vítimas.
A convivência harmoniosa entre os membros da empresa faz com que o trabalho flua de forma natural, e mesmo que inconscientemente faz com que o trabalho do colaborador da empresa seja desenvolvido de forma melhor.
JUSTIFICATIVA
Esse fenômeno começou a ser observado nos anos 70 e compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente.
Como é um assunto examinado de certa forma a pouco tempo, cada país precisa encontrar um vocabulário ou expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Alguns estudiosos tendem a tratar o bullying como um problema de alguns indivíduos da sociedade e não de um problema social.
Sua ocorrência é muito grande, podendo ser encontrada em diversas localidades, não sendo um fenômeno isolado.
Diferente do que se imagina o bullying não ocorre somente dentro de sala de aula, ou entre crianças e adolescentes, porém também estando presente