Logistica
O Consórcio Modular é uma forma de outsourcing, ou seja, é a transferência de diversas atividades, que faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as Empresas e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum.
Esta forma de gestão busca simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores onde estes são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos.
Com a Organização Modular, o foco passa a ser em atividades como Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing.
O objetivo desta mudança é permitir a redução de custos e tempos de produção, aumentado consideravelmente a competitividade dos produtos, além da divisão dos investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.
A fábrica da MAN Latin América em Resende adotou um modelo inovador de gestão e que, ao longo dos anos provou ser um sucesso.
Mais do que um projeto inovador em termos de tecnologia e de respeito ao colaborador e ao meio-ambiente, a fábrica adotou um modelo inovador de gestão e que, ao longo dos anos provou ser um sucesso. Trata-se do formato de Consórcio Modular.
Funciona assim: oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (acabamento da cabine). O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da MAN Latin América. Por sua vez, o Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.
Os parceiros não