Parasitoses
Doença diarréica causada por um protozoário Giardia intestinalis (mais conhecido como Giardia lamblia); nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis. Normalmente não há invasão extraintestinal, porém, às vezes, os trofozoítos migram pelos condutos biliares ou pancreáticos e ocasionam inflamações. Algumas infecções são assintomáticas.
Diagnostico
Diferencial
Enterites causadas por protozoários, bactérias ou outro agentes infecciosos
Clinico
Criança de 8 meses a 10-12 anos: Diarreia com esteatorreia, irritabilidade, insônia, dor abdominal, náuseas e vômitos.
Adultos: Maioria assintomática.
Laboratorial
Direto: Faunt e hematoxilina.
Imunologico
Elisa, imunofluorescência indireta.
A giardíase é diagnosticada pela identificação dos cistos ou trofozoítos nas fezes; o médico deve repetir o exame pelo menos três vezes antes de fechar o diagnóstico, através de exames diretos e processos de concentração. A identificação de trofozoítos no liquido duodenal e na mucosa através da biopsia do intestino delgado pode ser um importante método diagnóstico. É muito importante que seja feito o diagnóstico diferencial com outros patógenos que podem causar um quadro semelhante.
Notificação
Não é uma doença de notificação compulsória.Entretanto os surtos devem ser notificados aos órgãos de saúde locais.
Tratamento
Tratamento deve ser feito com metronidazol ou tinidazol. Apesar da doença infectar todas as pessoas, crianças e mulheres grávidas podem ser mais susceptíveis a desidratação causada pela diarréia, portanto, deve-se administrar fluiodoterapia se necessário. Também se administra ordinidazol, secnidazol e albendazol.
Ações de enfermagem
A enfermeira (o) inserida (o) no ambiente de creche além de prestar cuidados preventivos de saúde pode também ajudar na