Parasitos de peixes que podem infectar o ser humano
DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA
PARASITOS DE PEIXES QUE PODEM INFECTAR O SER HUMANO
Deborah Albuquerque
Elias Netto
Henrique Casal
Priscila Basílio
JUIZ DE FORA, MG
2010
Deborah Albuquerque
Elias Netto
Henrique Casal
Priscila Basílio
PARASITOS DE PEIXES QUE PODEM INFECTAR O SER HUMANO
Trabalho apresentado para fins de avaliação à disciplina de Parasitologia aplicada à nutrição, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora.
JUIZ DE FORA
2010
Introdução
A presença de parasitos em peixes é muito frequente. Entretanto, esses parasitos não são extremamente preocupantes, no que se diz respeito à economia ou à saúde pública.
São conhecidas mais de 50 espécies de parasitos helmintos de peixes e mariscos que provocam doenças no homem. Muitas são raras e envolvem apenas danos ligeiros a moderados, mas algumas colocam riscos potenciais de saúde.
Uma grande variedade de parasitas tem sido identificada em peixes crus. O crescimento da população de mamíferos marinhos está relacionado ao aumento da ocorrência de parasitas de peixes. E o aumento das infecções marinhas também está associado à distribuição mundial e ao aumento da popularidade da ingestão de alimentos marinhos ingeridos crus.
Todos os parasitos têm ciclos de vida complexos. Não se transmitem diretamente de peixe para peixe, mas durante o seu desenvolvimento têm de passar por um certo número de hospedeiros intermediários. Muito frequentemente os caracóis do mar ou os crustáceos estão envolvidos como primeiros hospedeiros intermediários e peixes marinhos como os segundos hospedeiros intermediários, enquanto que o parasito sexualmente maduro se encontra em mamíferos como hospedeiros definitivos.
1. Diphyllobothrium latum
Diphyllobothrium latum, conhecido como a tênia do peixe, causa a difilobotriose. A difilobotriose ocorre em áreas onde lagos e rios coexistem com o consumo humano de peixe cru, mal cozido ou defumado. Estas