Atividades fisicas alternativas
Regras Básicas
Badminton
Ténis
Ténis de Mesa
Carlos Miguel Santos Brasil
Aluno Nº 27055
Educação Física e Desporto
TÉNIS
O ténis é uma modalidade relativamente simples de perceber. Através da observação de um jogo é relativamente fácil entender o que acontece no jogo. A parte que poderá confundir um pouco os menos conhecedores da modalidade será o desenvolver da pontuação que apesar de parecer algo complicado é muito simples como iremos já perceber. Quanto ao resto, nada é difícil de perceber.
O terreno de jogo é um espaço relativamente pequeno quando comprado com os campos de desportos colectivos, mas a verdade é que se pensarmos que todo o espaço vai apenas ser percorrido por 2 ou 4 pessoas sempre com movimentos (sprints, quebras, travagens) de grande intensidade, rapidamente percebemos o quão exaustivo um jogo de ténis pode ser, sobretudo se nos lembrarmos que não há muito tempo houve um jogo que teve uma duração superior a 10 horas de jogo. O ténis é portanto um jogo muito intenso, seja em singulares ou pares.
As regras deste jogo, se quisermos resumir muito são relativamente simples: * Evitar que a bola do adversário entre em contacto com o nosso lado do campo por mais que uma vez em cada “pancada” do adversário. * Responder com uma pancada que consiga atingir o campo do nosso adversário, se possível de forma a dificultar a “resposta” deste ou evitando mesmo que este consiga efectuar uma.
Poderíamos resumir o jogo a isto, mas obviamente muito mais ficava por saber, mas os princípios básicos são mesmo estes. Depois existem as regras efectivas do jogo:
Serviço: * Os jogadores devem posicionar-se em lados opostos da rede. O jogador que inicia o ponto trata-se por servidor e o outro de recebedor. * Imediatamente antes de começar a servir, o servidor deverá posicionar-se com ambos os pés no solo, atrás da linha de fundo do “court” sem a pisar. Deve então projectar com as mãos a bola