parasitos de peixes que infectam os seres humanos
Parasitos de peixes que podem infectar os seres humanos
Alunos (as): Andrea Assis, Edson Moura e Thalita Silva.
Professor: Francisco
Poços de Caldas 21 de março de 2013.
Parasitos de peixes que podem infectar os seres humanos: Diphyllobothium latum, Clonochis sinesis e Paragonimous wastermani.
Trabalho apresentado na disciplina de Parasitologia – Professor: Francisco - Alunos: Andrea Assis, Edson Moura e Thalita Silva, do 5° período do curso de enfermagem do turno da manhã em 21 de março de 2013.
Faculdade Pitágoras
Poços de Caldas – Março de 2013
Sumário:
Introdução 3
Diphyllobothrium lattum- Difilotriose 4
Clonorchis sinesis- Clonorquíase 5
Paragonimous wastermani- Paragonimiase 6
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
INTRODUÇÃO:
Existem diversos parasitas que invadem outros organismos vivos em busca de alimento e proteção, entre eles estão alguns parasitos de peixes que infectam os seres humanos que serão abordados neste trabalho, são eles: Diphtllobothrium lattum que causa a difilotriose, o Clororchis sinesis causador da Clonorquíase e o Paragoimous wastermani que causa a Paragonimíase.
Diphyllobothrium lattum- Difilotriose:
O Diphyllobothrium latum, é conhecido como a tênia do peixe, causador da difilobotriose, esse parasita representa umas das espécies de helmintos achatados que adquirem maior tamanho.
A difilobotriose ocorre em áreas onde lagos e rios coexistem com o consumo humano de peixe cru, mal cozido ou defumado. Estas áreas são encontradas na Europa, Rússia, América do Norte e Ásia.
O D. latum é encontrado na carne de peixes frescos de água doce ou de água salgada que migram para água doce para a reprodução (salmão); onde hospedeiro definitivo é o homem, mas outros mamíferos como cães e gatos que consomem esse tipo