Vetores - Parasitologia
Universidade Salgado de Oliveira
Pró-Reitoria Acadêmica / Direção Acadêmica
Gestão do Curso de Farmácia Campus São Gonçalo Disciplina Parasitologia – Prof.: Carlos Wagner Alunos: Alexandre dos Santos Souza, Ana Paula G. M. Pacheco, Cleide Maria da Costa, Diogo Fabrício dos Santos Lourenço, Natália Medina de O. Santos, Roberto Carlos Motta Junior.
Vetores
Abril/2014
Introdução
Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva. Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo. A transmissão ativa ocorre quando o vetor é infectado, e então infecta outra espécie de organismo. A maneira passiva ocorre quando o vetor não é infectado pelo agente infectante, mas causa a infecção de outra espécie de organismo.
Vetores
Os vetores são carreadores de algum tipo de agente etiológico, e que por sua vez fazem a contaminação de uma determinada população, podem ser um artrópode, molusco ou veículo que transmite um parasito entre dois hospedeiros. Os vetores podem ser de dois tipos:
Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor.
Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.
Alguns tipos de vetores e seus agentes etiológicos
Dengue
A Dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, A transmissão se faz pela picada do mosquito Aedes aegypti. Eles normalmente picam durante o dia, principalmente no início da manhã e à noite, mas eles são capazes de morder e espalhar a infecção em qualquer hora do dia, durante todo o ano, no homem, o período entre a picada infectante e o aparecimento de sintomas pode variar de 3 a 15 dias, sendo,