medvet
SUMARIO
Introdução
A toxoplasmose é uma zoonose que abrange uma grande distribuição de pessoas e animais no mundo. Por ser originada de um protozoário ela é de fácil contaminação sendo alto infectante. Assim, esse trabalho tem como objetivo buscar informações e fatores que envolvem a doença a fim de complementar o conhecimento básico a respeito e contribuir na melhoria da saúde publica .
A toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em seres humanos, pode causar cegueira ou retardo mental, nos casos de transmissão congênita, e pode ser letal em indivíduos imunocomprometidos. O gato é um importante elo na cadeia epidemiológica da doença, porém o principal mecanismo de transmissão para o homem é o hábito de comer carne crua ou mal passada, além da ingestão de legumes, frutas, leite e água contaminados.
Essa doença causa grande impacto na saúde pública, já que a transmissão ocorre de animais para o homem a partir de alimentos contaminados. A grande dispersão do parasita pode ser determinada pela possibilidade deste apresentar vários mecanismos de transmissão: ingestão de cistos presentes em carne crua ou mal cozida, ingestão de oocistos presentes em fezes de felídeos que contaminam alimentos e água, manipulação de terra contaminada com oocistos, entre outros. Estes fatores podem ser as causas das altas prevalências de anticorpos para Toxoplasma gondii em grupos humanos com hábitos, costumes e etnias bem diferentes, sendo dependentes do grau e da freqüência de exposição aos referidos fatores.
A classificação taxonômica do Toxoplasma gondii, segundo Dubey (2010), é: Filo: Apicomplexa; Classe: Sporozoasida; Subclasse: Coccidiasina;Ordem: Eimeriorina; Família: Toxoplasmatidae; Gênero: Toxoplasma.
O T. gondii pode ser encontrado em vários tecidos e células (exceto hemácias) e líquidos orgânicos (saliva, leite, esperma, líquido peritoneal). Nos felídeos não imunes podem ser