Parasitologia
É contraída ao consumir carne crua ou mal passada de um animal que foi infectado pelo parasita.
Uma vez no organismo, o embrião vai para a corrente sanguínea, podendo chegar a várias áreas, como o coração, os olhos, os músculos, a pele, e até mesmo o cérebro.
Sintomas da teníase: O indivíduo infectado sofre com dores no corpo, na cabeça, alterações no apetite, perda de peso, cansaço, insônia, entre outros. Em vários casos, a doença pode não vir acompanhada da manifestação de sintomas.
Tratamento da teníase: O tratamento da doença é feito através de medicamentos com efeito antiparasitário. Alguns exemplos são: Mebendazol, Nitazoxanida, Praziquantel e Albendanzol.
Prevenção da teníase: Nas medidas de prevenção da doença, entram várias medidas básicas de cuidados com a higiene. Cuidados esses, que muitas vezes são ignorados por enorme parte da população, por ignorância ou por pura falta de preocupação com a saúde.
Alguns hábitos como o consumo de carne sempre bem cozida e a higiene na cozinha são essenciais na prevenção da teníase. Porém, não é só assim que se impede a contração da doença. É necessária uma melhoria no saneamento básico e uma atenção melhor para a saúde dos animais que são abatidos para irem às mesas.
Vale lembrar que, no caso de qualquer doença, é sempre importante consultar um médico para saber exatamente do que se trata e iniciar um tratamento. Também vale à pena alertar que a automedicação é sempre má ideia.
Ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose causada pelo verme nemátodeos Ascaris lumbricoides, também