parasitologia
Transmissão fecal oral. Doença de penetração ativa. Ciclo heteroxênico, o homem é o hospedeiro definitivo é e o caramujo intermediário. Na fase adulta possuem diferenciação de sexo macho e fêmea, a fêmea é mais fina e comprida enquanto o macho é mais espalmado e grosso, essa diferenciação Tb se deve ao fato de que o macho possui uma calha longitudinal ao longo do seu corpo denominada como canal ginecóforo onde a fêmea se encaixa durante a reprodução e se aloja para percorrer os vasos sanguíneos até chegarem ao intestino onde ela sai para desovar e retorna novamente para a reprodução.
Ciclo de vida: o homem infectado libera ovos pelas fezes, que eclodem ao entrar em contato com a água, liberam larvas (miracideos) que procuram um caramujo pra infectar se não morrem. A penetração é feita pelas antenas e parte paleal do molusco onde continuam o seu ciclo dando origem esporocistos e cercarias (cauda bififas) que são liberadas para a água com a morte do molusco. As cercarias são atraídas pela temperatura corpórea do homem e penetram ativamente pele e mucosas. E continuam penetrando até localizar pequenos vasos onde percorrem veias, coração e artérias pulmonares onde se ficção, após alguns dias invadem o sistema hepático onde terminam a maturação, diferenciação sexual, e acasalam. Migram juntos pela veia mesentérica até chegar ao intestino onde a fêmea deposita seus ovos. Os ovos possui um espinho que lesa os tecidos do hospedeiro quando expelidos em seu interior ficam o miracideos imaturos que secretam enzimas auxiliando na dissolução dos vasos.
Cestoides (= fita semelhante)
São parasitas internos, que não possuem sistema circulatório e digestório os alimentos são absorvidos pela pele que é semelhante aos trematoides. Possuem o corpo divido em 3 partes escólex (cabeça), colo e proglotes. Os vermes adultos invadem tecidos do intestino enquanto as larvas invadem um hospedeiro intermediário (ciclo heteroxênico)
Tênias (solitária)