PARASITOLOGIA
MORFOLOGIA
A)ADULTOS: Longos, cilíndricos, com extremidade anterior trilabiada e posterior afilada. As fêmeas apresentam parte posterior retilínea e os machos ligeiramente encurvada. Quando chegam ao seu máximo de desenvolvimento, os machos medem de 15 a 30 cm e as fêmeas entre 30 a 40 cm. Caso ocorra grande carga parasitária, as dimensões dos adultos podem ser menores que o mínimo citado.
Morfologia de adultos de Ascaris lumbricóides – a esquerda macho com final enrolada, onde encontra-se o órgão colulador; a direita fêmea com parte distal reta (seta).
B)OVOS: FÉRTEIS. Se apresentam esféricos ou subesféricos, medindo em média 60 m de altura por 45 m de largura , sua casca é grossa com membrana externa mamilonada, que determina após absorção de pigmentos fecais coloração marrom. No interior da casca inicialmente, é encontrada massa embrionária que várias semanas após dará origem a larva de 1º estágio. Alguns ovos podem não apresentar a membrana externa, sendo então transparentes. As fêmeas não-fecundadas ou por distúrbio de produção em fêmeas fecundadas, podem produzir ovos INFÉRTEIS e, portanto, sem capacidade e evolução posterior. Sua morfologia é característica: são mais alongados e têm a casca mais delgada, com a camada albuminosa muito reduzida, irregular ou mais comumente ausente. O interior está cheio de grânulos são refringentes, com mamilos de aspecto grosseiro. Esses ovos são encontrados nas fezes em infecções onde existe no mínimo um casal, quando fêmeas jovens não foram fecundadas e já estão começando a ovipor. Outra alternativa é quando a quantidade de fêmeas adultas é muito maior do que machos ou infecções só por fêmeas (unissexuais).
Ovo de Ascaris lumbricoides
C. CICLO BIOLÓGICO:
As fêmeas localizadas no intestino delgado, principalmente em duodeno e jejuno, liberam ovos em grande quantidade (em torno de 200.000/dia) que serão eliminados para o meio ambiente, onde os férteis através de