capa e sumario
CURSO DE ENFERMAGEM
MARIA KELMA
MARIA MARGARETE
MARTA BATISTA
NATHALIA SOUZA LIMA
PLANO DE AÇÃO
SÃO PAULO
2013
1ª PROBLEMÁTICA: FALTA DE PRIVACIDADE DOS PACIENTES NA SALA DE TRIAGEM
Durante o período de estagio no Hospital são Lucas em Setor de Pronto socorro, percebemos que as consultas de triagem do enfermeiro não havia privacidade para paciente, onde os mesmos mantinham a porta aberta possibilitando a entrada de diversas pessoas a todo o momento, expondo assim os pacientes durante o período da consulta.
Solução:
Segundo Sawada 1995 , os pacientes tem o direito a um local digno e adequado para seu atendimento. O direito a manter a sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas, inclusive alimentação e higiênicas, quer quando atendido no leito, no ambiente onde está internado ou aguardando atendimento.
Para a solução desta problemática, utilizamos como idéia, a permanência de apenas um paciente por vez na sala de triagem, sendo este atendido com portas fechadas para garantir a sua privacidade.
2ª Problemática: Ausência de higiênização dos materias ao verificar sinais vitais
No setor visualizado notou-se a falta informação sobre a importância da higienização ao verificar os sinais vitais dos clientes.
Solução:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a infecção hospitalar está entre as principais causas de morte em pacientes internados. De acordo com as normas do Ministério da Saúde Resolução Nº7, 24 de fevereiro de 2010 relata a importância desta prática para a diminuição da infecção hospitalar, não só para os profissionais da saúde como qualquer outro visitante.
Art. 47. O Responsável Técnico e os coordenadores de enfermagem e de fisioterapia devem estimular a adesão às práticas de higienização das mãos pelos profissionais . (ANVISA,2010).
Com o objetivo de evitar a contaminação