DINAMARCA CAPA RESUMO E SUMARIO
Cecília Karalkovas Simões
Luana Martins Aleixo Lanzilotti
Natália Lemes da Silva
Jéssica Tamara Telles Souza
Silas Cesar
Relatório “Exposição dos países”
(Dinamarca)
Taubaté –SP
2012
Cecília Karalkovas Simões
Luana Martins Aleixo Lanzilotti
Natália Lemes da Silva
Jéssica Telles Souza
Silas Cesar
Relatório “Exposição dos países”
(Dinamarca)
Trabalho apresentado para a realização de trabalho acadêmico pela disciplina de Administração do Curso de Comércio Exterior da Universidade de Taubaté,
Área de concentração: ECA, UNITAU
Orientador: Profª Isabel
Taubaté –SP
2012
RESUMO
A Dinamarca é o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Sjælland, Fyn, Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer através de três canais.
A Dinamarca é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. Possui um governo central e outros locais em 98 municípios. O país é membro da União Européia desde 1973, embora não tenha aderido ao euro.
Com uma economia mista capitalista e um estado de bem-estar social, o país possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo, sendo considerado em 2011, o país com menor índice de desigualdade social do mundo. A Dinamarca tem o melhor clima de negócios no mundo. De 2006 a 2008, pesquisas classificaram a Dinamarca como "o lugar mais feliz do mundo", com base em seu princípio de saúde, bem estar, assistência social e educação universal, a Dinamarca também foi classificada como o país menos corrupto do mundo em 2008, pelo Índice de Percepção de Corrupção.
O país também possui grandes empresas como: Dasnke Bank, o fabricante da