NORMAS ABNT
MONOGRAFIAS: INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO GRÁFICA
Com o objetivo de obter padronização estrutura das monografias apresentamos a seguir um roteiro para a digitação dos trabalhos. Neste documento estão sugerido: tipo e tamanho de fonte, posição e formato de títulos e sequência das partes integrantes do trabalho. Cabe ressaltar que, conforme NBR 14724:2002, “ O projeto gráfico é responsabilidade do autor do trabalho”. Todavia, os elementos que são normatizados deverão ser atendidos.
NORMAS ABNT
Impressão do Documento: A impressão deve ser feita exclusivamente em papel branco formato A4, de boa qualidade, que permita a impressão e leitura.
Margens do Documento: As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas, para isso deve seguir as seguintes medidas:
Margem esquerda: 3.0 cm
Margem direita : 2.0 cm
Margem superior : 3.0 cm
Margem inferior : 2.0 cm
Estrutura do Trabalho: A estrutura do trabalho acadêmico – dissertação, tese, monografia, trabalho de conclusão de curso e similares – definida na NBR-14724:2002, deve contemplar os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme indicado na tabela a seguir:
Estrutura
Elemento
Condição
Pré-textuais
Capa
Folha de Rosto
Resumo
Sumário
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Pós-textuais
Referências
Anexos
Obrigatório
Opcional
Digitação do Documento (parte textual): Os trabalhos devem ser apresentados de modo legível, através de documento digitado em espaço de um e meio (1,5), correspondendo à cerca de 1,2 cm entre as linhas (exceto as referências bibliográficas, que devem ter espaço um (1) ). Recomenda-se a utilização da fonte arial ou times new roman, tamanho 12. Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões estrangeiras.
Alinhamento do Documento: Para efeito de alinhamento, não devem ser usados barras, travessões,