TCC DE TI
Todas as organizações precisam estabelecer metas e para avaliar se as metas foram atingidas é necessário verificar o desempenho do negócio. Segundo Turban e Volonino (2013), é possível medir essas metas através de indicadores de desempenho que devem ser desenvolvidos criteriosamente para que gerem informações relevantes à empresa.
Marques (2012) define a medição de desempenho como:
Medir desempenho significa mensurar o realizado ou a produção como um todo e as partes que a compõem. Os sistemas de medição de desempenho constituem os elos entre os objetivos e a execução prática das atividades nas empresas e tem diversos propósitos. (MARQUES, 2012, p. 122)
Para ele, os indicadores devem ser transparentes e de fácil acesso a todos, pois permite um monitoramento do que foi planejado e aplicado.
Medição de desempenho não é um fim, segundo Carpinetti (2012). É um meio de se gerenciar o desempenho de um produto, de uma atividade ou de uma organização como um todo. Para o autor, é um processo que quantifica a eficiência e/ou eficácia de um negócio por meio de métricas ou indicadores de desempenho.
Turban e Volonino (2013) explicam que para gerenciar o desempenho existem dois requisitos fundamentais: primeiro ser capaz de medir, pois uma empresa não pode gerenciar ou controlar um processo que não se pode medir; e segundo saber que o indicador está medindo a coisa certa.
Para Ribeiro (2012, p. 153), desempenho “são resultados obtidos dos principais indicadores de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões […] e a outros processos e produtos”. O autor, afirma que todo sistema de medição de desempenho é formado por um conjunto de indicadores, previamente estabelecidos, que irão verificar se os objetivos foram, ou não, alcançados dentro da organização.
Ainda de acordo com Ribeiro (2012), a empresa deve comparar o desempenho organizacional com os objetivos e padrões