Parasitologia
Sarah Monte Alegre
Olga Maria Fernandes de Carvalho Professoras assistentes doutoras da Disciplina de Semiologia e Medicina Interna do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Endereço para correspondência:
Profa. dra. Sarah Monte Alegre
Universidade Estadual de Campinas - Depto. de Clínica Médica
Cidade Universitária Zeferino Vaz s/n
Distrito de Barão Geraldo
CEP 13081-970 - Campinas - SP
Recebido para publicação em 06/2009.
Aceito em 06/2009.
© Copyright Moreira Jr. Editora.
Todos os direitos reservados.
Indexado na Lilacs Virtual sob nº LLXP: S0034-72642009002300001
Unitermos: anemia, hemoglobina, hematócrito Unterms: anemia, hemoglobin, hematocrit.
Numeração de páginas na revista impressa: 229 à 237
Resumo
As anemias constituem as doenças do sangue mais frequentes. O termo anemia significa redução da hemoglobina por unidade de volume de sangue, de acordo com a idade, sexo e tensão de oxigênio do ambiente. Pode referir-se ainda a uma síndrome clínica ou a um quadro laboratorial. As anemias podem ser provocadas por vários fatores e se classificam segundo os critérios morfológicos (normocítica/normocrômica microcítica/hipocrômica macrocítica/normocrômica) ou fisiopatológicos, considerando-se a etiologia, em anemias por falta de produção – hipoproliferação, por sobrevida diminuída dos eritrócitos – hemólise ou por perda sanguínea – hemorragia. As avaliações clínica e laboratorial são de fundamental importância para a elucidação diagnóstica e tratamento adequado.
INTRODUÇÃO
O termo anemia se refere a uma condição clínica caracterizada pela diminuição da concentração de hemoglobina (Hb) por unidade de volume de sangue. Fisiologicamente ocorre a diminuição da capacidade transportadora de oxigênio que é a principal função da Hb.
Considera-se, em nível do mar, portador de anemia o indivíduo cuja concentração de Hb ou