Parasito
A capilariose é causada pelo nematódeo Capillaria philippinensis, que possui como hospedeiro intermediário peixes de água doce e o homem como seu hospedeiro definitivo, que a adquiri ao consumir peixe de água doce cru ou mal cozido.
Seu ciclo evolutivo se dá a partir de dois tipos de ovos com características distintas, um possui a casca grossa, o que proporciona proteção, quando este esta no meio externo (ambiente aquático), o segundo tipo de ovo apresenta apenas membrana vitelínica, com um embrião em seu interior, que se desenvolve na luz intestinal do seu hospedeiro definitivo.
Os países endêmicos são: Filipinas e Tailândia, com mais de 2000 casos de infecção.
Os sintomas dessa infecção são: diarréia intermitente, forte dor abdominal, borborigmos intestinais, edemas, fraqueza, caquexia, levando o paciente a morte quando não tratados adequadamente.
4. Difilobotríase
A difilobotríase é a parasitose intestinal causada por cestódeos do gênero Diphyllobothrium spp., o qual possui mais de 50 espécies, sendo 13 destas capazes de afetar o homem.
A difilobotríase é considerada a mais importante zoonose transmitida pelo consumo de pescado cru ou mal cozida, isto devido apresentar o maior número de casos registrados em todo o mundo. No Brasil, o primeiro surto de difilobotríase foi causado pela espécie Diphyllobothrium latum, no estado de São Paulo, entre 2004 e 2005, por ingestão de salmão chileno cru em restaurantes japoneses.
O ciclo é heteroxênico, apresentendo dois hospedeiros intermediários (crustáceos copépodas e salmonídeos, respectivamente) e um definitivo (intestino delgado do homem).
As infecções humanas por estes parasitas podem variar desde casos assintomáticos a manifestações clínicas como distensão abdominal, dor epigástrica, flatulência, astenia, náuseas, vômitos, perda de peso, eosinófilia, diarréia, anemia microcítica e anemia megaloblástica.
7. Echinostomíase
A echinostomíase é causada por diversas