parasitas
Adaptado de Skinner & Porter(1987)
“Physical Geology”
Como foi formado o sistema solar? Uma resposta exata nunca estará próxima, mas os esboços de como se deu o processo de formação podem ser deduzidos através das evidencias obtidas pelos astrônomos, com base nos nossos conhecimentos do Sistema Solar atual e nas leis físicas e químicas.
O nascimento do nosso sistema solar começou com um espaço que parecia estar vazio, mas não completamente. Átomos dos mais variados elementos estavam presentes por toda a parte, mesmo que levemente espalhados; eles formavam um gás tênue, turbulento e com redemoinhos. Quando o gás espessou-se por uma lenta união de todos os átomos finamente espalhados, formou-se o sol. A energia cinética daqueles redemoinhos gasosos turbulentos foi o responsável pela rotação do sol e dos planetas. A reunião dos gases resultou da atuação da força da gravidade e, enquanto os átomos aproximavam-se lentamente, os gases tornaram-se mais quentes e densos. A Terra e os outros planetas formaram-se a partir deste processo de união.
Mais de 99% de todos os átomos do espaço são de hidrogênio e hélio, os mais leves átomos existentes. As amostras dos gases primordiais ainda estão preservadas nas atmosferas de Júpiter e Saturno. Próximo ao dentro da nuvem de gás em formação, os átomos ficaram tão estreitamente pressionados e tão quentes que os átomos de hidrogênio e hélio começaram a fundir juntos pra formar os elementos mais pesados. A nuvem de gás rodava devido a energia turbulenta da nuvem original. A fusão de elementos leves para formar os elementos pesados liberou uma imensa energia calorífera; logo o hidrogênio e o hélio iniciaram a queima nuclear. Quando, na nuvem de gás que formou o Sistema Solar, iniciou a queima nuclear, nasceu o Sol. Isto foi há mais ou menos 6 bilhoes de anos (atualmente se considera que foi há 4.55 Ga-Beatty et al.,1999). Contudo, a queima nuclear estava confinada ao centro da nuvem