Atps
1.1 Sobre o Planejamento da Administração Financeira
Quando tratamos de planejamento de uma boa administração financeira, estamos sem dúvida tratando de uma das estratégias mais.
O principal papel de um administrador financeiro se resume em cuidar efetivamente do dinheiro da empresa, tendo o controle de entradas e saídas além de preservar o retorno exigido pelos acionistas. Ou seja, compreender esta tarefa é fazer bom uso de habilidades tais como administrar um caixa, analisarem custos e ir além de um conceito técnico, executando a função administrativa usando de procedimentos financeiros e contábeis além de desenvolver e controlar recursos e resultados, sem dúvida ter este conhecimento teórico e prático faz toda a diferença.
O demonstrativo de fluxo de caixa é um instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro durante um período determinado se assegurando para recursos de necessidade de caixa.
Existem quatro fases de controle de dados:
- Movimentação financeira: que registra as entradas e saídas.
- Controle de Pessoal: que é a estrutura de recursos humanos existentes na empresa.
- Controle de máquinas (veículos/equipamentos): que retratam o consumo de combustível, energia, manutenção e por fim;
- Controle de estoque: cuida das entradas e saídas de insumos e matérias primas.
Uma boa administração financeira propõe que todo investimento ou uso de capital mereça uma rigorosa análise de viabilidade. Para que isto ocorra é importante o administrador deste recurso conhecer o custo efetivo de cada fonte anteriormente já citada através deste trabalho, além de saber seus recursos financeiros próprios, se haverá necessidade de recorrer a recursos de terceiros para seu empreendimento, se sim, terá que ver se é vantajoso ou não, analisar as taxas de retorno, os riscos e ainda índices de