Parasitas humanos e os agravos a saúde
Parasitas humanos e os agravos a saúde
Introdução: Nesse trabalho veremos as doenças principais causadas Parasitas, as características , transmissões e prevenções que devemos tomar.
1. Os ectoparasitas e os endoparasitas
1.1 Endoparasitas
São parasitas que vivem no interior do hospedeiro, regra geral nos intestinos ou corrente sanguínea, locais onde há mais alimento. São alguns exemplos, a ténia, as lombrigas, bactérias, e de certa forma os próprios vírus (mas este são ainda muito discutíveis).
Exemplos:
Um exemplo de endoparasita são os vírus que são endoparasitas obrigatórios, ou seja, só vivem dentro de um organismo as tênias (solitárias), a lombriga, o esquistossomo, etc.
1.2 Ectoparasitas
Ectoparasita é uma classificação de parasitas do ponto de vista da repartição topográfica no corpo dos hospedeiros. São designados por ectoparasitas ou parasitas externos os tipos de parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro.
Exemplos: piolhos, pulgas, carrapatos e sanguessugas, carrapato-estrela.
2. Vírus
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Vida
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
Classificação
A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.
Ciclo reprodutivo, são quatro as fases do ciclo de vida