Ciencia
PROFESSOR: MONTEIRO.
ALUNOS: FILIPE LINHARES MATRÍCULA:6100441
EXERCÍCIOS- PROVA A2
Duque de Caxias- Rio de Janeiro-2014
Exercício 4.1 .
Com uma amostra de solo argiloso, com areia fina, a ser usada num aterro, foi um Ensaio Normal de compactação( Ensaio de Proctor). Na tabela abaixo estão as massas dos corpos de prova, determinadas nas cinco moldagens de corpo de prova, no cilindro que tinha 992cm² (a norma recomenda 1,0dm³). Estão, também, indicadas as unidades correspondentes a cada moldagem, obtidas por meio de amostras pesadas antes e após a secagem em estufa.A massa específica dos grãos é de 2,65 Kg/dm³.
a) Desenhar a curva de compactação e determinar a densidade máxima e a umidade ótima.
b) Determinar o grau de saturação do ponto máximo da curva.
c) No mesmo desenho, representa a “curva de saturação” e a “curva de igual valor de saturação” que passe pelo ponto máximo da curva.
Os valores calculados são representados na figura, aos quais se ajusta a curva de compactação. Geralmente, assimilam-se retas correspondentes aos trechos nitidamente crescente e decrescentes e procura-se ajuste aos pontos obtidos. No caso, tem-se: massa específica de 1,558kd/dm³ e umidade ótima igual a 22,5%.
Aos valores dados, correspondentes um índice de vazios que pode ser obtidos pela fórmula apresentada abaixo, transposta de peso específico para massa específica:
Com esse dado, pode-ser calcular o grau de saturação, novamente com equação da Aula 2, transposta para massa específica:
A relação entre a densidade seca e a umidade para um grau de saturação de 85% é determinada pelas relações entre os índices físicos, dando a equação apresentada abaixo:
A mesma equação permite a determinação da curva de saturação, fazendo-se S=1, então temos:
Exercício 4.2.
Represente, aproximadamente, no mesmo gráfico, uma curva de compactação que seria se a energia de