Paraolimpiadas
Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 1960, aconteceu pela primeira vez, em Roma, na Itália, entre os dias 18 e 25 de Setembro de 1960.
Como sendo os primeiros jogos, a lesão na medula espinal foi única deficiência presente nesses jogos. Participaram cerca de 400 atletas de 23 países. Chamado primeiramente de "Olimpíadas dos Portadores de Deficiência", o termo "Jogos Paraolímpicos" só foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) mais tarde, em 1984.
Desde Seul, em 1988, os Jogos Paraolímpicos passaram a ser realizados imediatamente após os Jogos Olímpicos (com um curto intervalo para as devidas adaptações) na mesma cidade-sede e usando as mesmas instalações dos Olímpicos. Desde o processo de escolha para os Jogos de 2012, a cidade-sede escolhida também é obrigada a acolher a Paraolimpíada.
São 19 modalidades em disputa por atletas portadores de deficiências = Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Bocha, Ciclismo, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de Cinco, Futebol de Sete, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Rúgbi em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro, Tiro com Arco, Remo, Vela, Vôlei Sentado.
As Paraolímpicas acontecem no mesmo lugar em que é sediado os jogos olímpicos.
O Brasil nas Paraolimpiadas
O Brasil participou dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 1972, em Heidelberg, na Alemanha. O país teve sua estreia nos Jogos deste ano.A delegação brasileira não conquistou nenhuma medalha.
Em 1978, foi a vez do Brasil sediar uma edição dos Jogos Parapanamericanos em Cadeira de Rodas. As disputas aconteceram no Rio de Janeiro. Com o crescimento do esporte paraolímpico no país, as modalidades passaram a ser categorizadas.
São no total 187 medalhas. Ouro = 52; Prata = 69; Bronze = 66
O Brasil já conta com 124 vagas oficiais nos Jogos Paraolímpicos de Londres. O número de brasileiros nas disputas, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, deve