Paranaguá
Acetilcolina pode atuar como neurotransmissor inibitório ou excitatório, conforme a região de recepção
Diminuição da frequência cardíaca.
No sistema vascular, age promovendo vasodilatação, diminuição da frequência cardíaca, dedução de força de contração cardíaca e diminuição de condução nervosa nos nodos sinoatrial e atrioventricular.
A Ach liga-se aos receptores muscarínicos nesses neurônios, fazendo com que voltem a liberar Ach nos receptores muscarínicos no coração, nos pulmões e nas vísceras e contraem-se os brônquios.
A contração dos músculos ocorre devido a liberação desta substância pelas ramificações do axônio.
A acetilcolina é o transmissor faz a ligacao entre o neuronio e o musculo. Funciona assim : O neuronio é ativado , a corrente eletrica "viaja" pelo axonio , ao chegar no final , faz com que sejam liberados na fenda sinaptica granulos de acetilcolina . A acetilcolina liga-se a receptores especificos na placa mioneural , e causa o influxo de calcio no musculo , gerando a contracao muscular. Pra que a acetilcolina não fique pra sempre na fenda , estimulando o musculo repetidas vezes e voce morra de tetania , a acetilcolinesterase (ou colinesterase) vai lá e destroi a acetilcolina , microssegundos apos ela ser liberada - ou seja , ela age e depois é destruida. A mesma tem grande função no desempenho dos sonhos, tem sua reação alucinogena, desta forma acaba resultando em sonhos, ou seja, quanto maior a liberação de acetilcolina para o cerebro, maior será o desempenho e desenvolvimento dos sonhos.
Na mente, apresenta importante desempenho nas funções cognitivas superiores, tais como a aprendizagem e a memória.
No nariz, a acetilcolina produz fechamento do esfíncter pós-capilar, causando enchimentodos sinusóides venosos e extravasamento de líquidos, aumento do volume dasubmucosa e vasodilatação. Ativa as glândulas serosas, com o conseqüente aumento das secreções, provocando a rinorréia.
Das colinas, é a mais