paralisia
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. ( EU) A pessoa especial pode ser portadora de deficiência única ou de deficiência múltipla (associação de uma ou mais deficiências). As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles: •Deficiência visual •Deficiência motora •Deficiência mental •Deficiência auditiva.
PARALISIA CEREBRAL:
A PC é um distúrbio sensório-motor conseqüente a uma lesão estática, ocorrida no período pré-natal, Peri natal ou pós-natal que afeta o sistema nervoso central imaturo. As deficiências motoras tendem a estar associadas a problemas de fala, visão e audição, distúrbios da percepção e comportamento, retardo mental, epilepsia, entre outros. (GLECIA) A PC é uma condição crônica que exige tratamento ao longo da vida mediante atuação de uma equipe interdisciplinar a qual permite uma visualização do ser humano como um todo, garantindo um atendimento e um tratamento mais seguro e eficaz para a criança.
O TRATAMENTO:
Os principais profissionais da equipe interdisciplinar na paralisia Cerebral: Fisioterapeuta: responsável por estimular a criança (através de rolamento, fortalecimento de musculatura, hidroterapia, eqüino terapia, etc)