medo de ir ao dentista
Inúbla Duarte
Mestre em Psicologia Aplicada. Prof» no Instituto de Psicologia da PUCRS, nas disciplinas de Ética Profissional e Psicologia Clínica. Coordenadora e Supervisora da Sociedade Núcleo de Estudos em Psicoterapia - NEP. P. Alegre - RS
O "medo do dentista", que tantos prejuízos pode trazer à saúde das pessoas, nas mais diversas idades, pode agora ser mais bem compreendido. A possibilidade de "aplicar a Psicologia na prática/odontológica" foi a feliz associação realizada pela psicóloga e odontóloga Prof". Myrna Cicely Couto Giron, em seu livro "Fundamentos Psicológicos da Prática Odontológica" (D. C. Luzzato Editores Ltda, P. Alegre, 1988).
Em sua obra, a autora, com linguagem clara e de fácil compreensão, consegue ir desenvolvendo conceitos psicológicos fundamentais à compreensão da dinâmica da personalidade, aliando-os a sua rica vivência como odontóloga e professora de Psicologia Aplicada, no curso de Odontologia. Leva o leitor à estreita inter-relação do indivíduo com o "meio" e, mais especificamente, à relação com a figura "temida" daquele que é responsável pela prevenção e tratamento de nossos dentes — o dentista.
Realidade e fantasia são estudadas, observadas e entendidas na complexidade das relações odontólogo-paciente e em consonância com suas experiências existenciais.
Com esta obra, a autora procura capacitar o futuro odontólogo para um melhor e mais adequado desempenho profissional, através da compreensão dos aspectos psicológicos envolvidos em sua situação de trabalho; com o objetivo de libertá-lo da pressão em ser onipotente, de resolver dificuldades que escapam aos limites odontológicos, são expostos aspectos importantes que caracterizam o ser humano, nos seus mais diferentes momentos vitais, com a preocupação de diferenciar entre reações ditas "normais" de outras consideradas "patológicas".
Com rara capacidade de síntese e integração, a autora torna possível o conhecimento do funcionamento