Paralisia cerebral
Pesquisa paralisia cerebral..................................................................................4
Causas prováveis................................................................................................5
Quadro global de incapacidade...........................................................................6
Aspectos psicomotores........................................................................................7
Pesquisa PARALISIA CEREBRAL
O encéfalo e a medula espinhal são chamados, em conjunto, de sistema nervoso central. É ao sistema nervoso central que chegam as informações sensoriais, e é dele que saem as ordens destinadas aos músculos e às glândulas.
Músculos como os das pernas, braços ou pálpebras obedecem à nossa vontade. Se não fosse assim, não poderíamos nos manter em pé, nem conseguiríamos segurar objetos ou fechar os olhos quando desejássemos.
Há, porém, situações em que esses mesmos músculos podem se contrair sem a participação da nossa vontade. Essas respostas totalmente automáticas são chamadas de reflexos. O piscar espontâneo das pálpebras, quando um objeto passa perto de nossos olhos; ou ainda a rápida retirada da mão quando tocamos uma panela muito quente.
Toda mensagem nervosa, por mais rápida que seja, leva um certo tempo para percorrer as neurofibras (fibras nervosas). Quanto mais afastado estiver o centro nervoso, mais tempo a informação levará para chegar até ele. O sistema nervoso central, então, pode ser comparado com uma central de comunicações que recebe informações de todos os pontos e envia mensagens. O cérebro é o maior órgão do encéfalo e ocupa toda a caixa craniana. Não é constituído por uma massa contínua mas há no seu interior cavidades, os ventrículos, que apresentam duas substâncias: uma branca central e outra cinzenta na superfície do cérebro que é o cortex cerebral.
De acordo com Fischinger 1970, a Paralisia Cerebral é um distúrbio sensorial e senso- motor causado por uma