Questões de locação
ATIVIDADE 01
1. Quais são os deveres do administrador mandatário?
São deveres do administrador locatário: sempre prestar contas ao mandante; transferir ao mandante todas as vantagens advindas da execução do mandato; indenizar todo e qualquer prejuízo eventualmente causado, seja por culpa própria ou daquele pelo qual se fez substituir sem autorização do mandante; e, principalmente, agir e conduzir-se de modo a bem praticar todos os atos necessários ao bom e fiel desempenho do mandato de administração.
2. Fale dos riscos da eventualidade da visita a imóveis de pretensos locatários, não acompanhados pelo corretor.
A visita de pretensos locatários ao imóvel desacompanhados do corretor gera, indubitavelmente, alguns riscos. São alguns, dentre eles: a possibilidade de deixarem o imóvel exposto, com portas, janelas e portões abertos e, portanto, sujeito vandalismos e intempéries climáticas; a sujeição ao risco de invasão.
3. Que taxas são cobradas dos locatários quando da efetivação da locação?
É vedada a cobrança aos locatários de qualquer taxa em decorrência da efetivação da locação. Cabe-lhes tão somente o pagamento dos aluguéis e encargos permitidos em lei.
4. Fale das providências iniciais da administração de locações.
As providências iniciais na administração locatícia são: cadastrar o cliente locador; fazer uma avaliação do imóvel e seu estado físico e, após, avaliar e estabelecer o seu valor de mercado e de locação; obter o instrumento de mandato inerente à administração do imóvel; e, finalmente, elaborar a ficha técnica do imóvel e o correspondente contrato de prestação de serviços (administração).
Deve-se, ainda, requisitar do proprietário os seguintes documentos (cópia ou original, se possível): comprovantes de pagamento de IPTU, água/saneamento, energia elétrica, condomínio, gás (se houver) e matrícula (recente) do imóvel junto ao CRI competente.
5. Fale dos cuidados que devem ser tomados na aprovação dos cadastros