Paralelo entre o Filme "Germinal" e a História dos Direitos Fundamentais
Disciplina : Direitos Fundamentais
Filme: Germinal
Ano: 1993
Baseado no romance de: Émile Zola
Diretor: Claude Berri
Principais atores e respectivos personagens:
- Gérard Depardieu como Maheau
- Miou-Miou como Maheude
- Renaud como Étienne- Jean Carmet como Vincent MaheauIntrodução
O filme de 1993 retrata a exploração dos trabalhadores franceses de uma mina de carvão, em uma cidade francesa , durante o Século XIX, pelos capitalistas, que , em troca, pagavam salários miseráveis além de prover condições subumanas e degradantes de segurança, higiene, meio ambiente e saúde.
As queixas mais comuns entre os operários, especialmente os mineiros, sob o ponto de vista da troca econômica, referiam-se aos baixíssimos salários, excessivas cargas horárias e as multas muito bem retratadas no filme, dentre outras.
Podemos fazer um paralelo com o início da Segunda Geração dos Direitos Fundamentais que teve como fundamento a busca pela igualdade e pelos direitos sociais e econômicos, período esse fortemente contextualizado pela Revolução Industrial e o Capitalismo, no Século XIX , predominantemente na Inglaterra , França e Bélgica.
Desenvolvimento
O drama começa com a chegada de Étienne à mina de carvão na cidade de Montsou, na França, em busca de emprego. Ele encontra Vincent Maheau, operário da mina de 58 anos, com aparência muito envelhecida e com evidentes problemas de saúde resultado de seus 50 anos de serviços na mina em precárias condições de segurança, higiene , saúde e meio ambiente.
Em função da morte de um membro da equipe de trabalho de Maheau, filho de Vincent, Etienne tem então a oportunidade e é contratado. Passa, então, assim como todos os demais trabalhadores, a sofrer com os abusos e a degradante exploração por parte de capatazes e empresários da burguesia francesa.
Após uma série de injustiças sofridas, como redução de salários, pesadas multas, excessivas cargas horárias,