Paragrafo
Um conjunto de frases não é necessariamente um texto. Se tal conjunto não faz sentido (não tem nexo) falta a ele um ingrediente chamado textualidad, que é decomponivel em dois conjuntos a que se dá o nome de coesão e coerencia textual. Os mecanismos de coesão são recursos linguisticos de natureza sintática-semantica atraves dos quais as orações e frases de um texto se interligam. Coesão textual, portanto, é essa interligação. A coerencia, como a coesão, é uma qualidade básica da textualidade, mas, enquanto a coesão se refere às ligações da superficie textual, a corenecia está relacionada à continuidade de sentidos no texto. A coerencia de um texto depende do conhecimento das estruturas gramaticais e do significado das palavras ( conhecimento linguistico), assim como do conhecimento prévio do mundo compatilhado entre emisso e receptor (conhecimento de mundo) que permite a leitura e compreensão do texto.
ESTRUTURA DE UM TEXTO (DISSERTATIVO) a) Introdução
Apresentação do assunto que será o nosso objetivo, o tema, a matéria a ser discutida. A introdução é carater geral. Modernamente, a introdução grande parte das relações tem sido bastante breve.
Sugestões para começar um texto Não se deve esgotar o tema no primeiro paragrafo. Este deve apenas apontar a questão que vai ser desenvolvida. E você pode fazê-lo de forma criativa, sem recorrer a lugares comuns, como “atualmente, nos dias de hoje, hoje em dia, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos” etc... Há muitos procedimentos para se elaborar o parágrafo de abertura de um texto. Alguns exemplos são:
Frase nominal (simples e breve frase curta)
Declaração (iniciada já demonstrando sua opinião, onde as vezes pode ser polêmico)
Uma ou mais perguntas (opinião demonstrada com perguntas para refletir)
Alusão Historica (usa de um fato já ocorrido historicamente para chegar a sua ideia/opinião)
Oposição (Conflita 2 ou mais ideias, ou fatos)
Sequencia de frases nominais (o mais