Paragominas e o exemplo de Cidade Sustentável
O alerta ambiental atual tem apontado que será necessário pensar sobre as formas de produção e consumo de bens e serviços, sobretudo os ambientais, na busca da sustentabilidade como forma de sobrevivência e manutenção da espécie humana no planeta.
Assim desde algum tempo atrás, mais precisamente em 2010 em Dongtan, na China nasce a primeira cidade sustentável do Mundo. Uma forma de talvez diminuir as calamidades provocadas pelo ser humano na nossa mãe natureza, na Terra.
Segundo o INPE (2010), "Do ponto de vista das mudanças climáticas, independentemente do crescimento populacional, a transição urbana em si mesma já é um fator que contribuirá para o aumento das emissões de gases do efeito estufa”.
Resolvemos escolher então a cidade Paragomias (Amazonas) como exemplo no combate contra o desmatamento como “Nossa cidade sustentável”
Perfil da cidade
Cidade: ParagominasPaís: BrasilContinente: América do sulPopulação: 97 mil - aprox.
Breve descrição do projeto
A cidade de Paragominas foi á primeira, ao lado de Lucas do Rio Verde (MT), a implantar o projeto “Município Verde”, lançado pelo governo federal entre 2007 e 2008, para municípios da Amazônia. O prefeito da cidade conseguiu a assinatura de 51 entidades locais para o Pacto pelo Desmatamento Zero, o qual acabou com o desmatamento, implantou a educação ambiental para 30 mil alunos das escolas e regularizou terras do município.O maior desafio foi gerar riqueza sem desmatar, a partir de fórmulas criativas de utilização das áreas disponíveis e garantir o desenvolvimento local sustentável. Até 2008, a cidade já tinha perdido 43% de sua área de floresta por conta das atividades locais que provocavam o desmatamento. Com este Pacto, a cidade conta com um programa de reflorestamento que planta cerca de 10 mil árvores por ano, por meio de processos de produção sustentável (socialmente justo, sem o uso de trabalho escravo ou infantil e sem recursos provenientes do desmatamento). A partir de sua