Parafusos e Porcas
Métodos típicos de fixação ou de união de peças usam tais dispositivos como parafusos, porcas, parafusos rosqueados até a cabeça, de retenção, rebites, retentores de mola dispositivos de travamento, pinos, chavetas, soldas e adesivos. Estudos dos projetos de engenharia e dos processos do metal frequentemente incluem instruções de vários métodos de união.
O objetivo principal do projeto de manufatura é o de reduzir o número de fixadores, assim barateando o produto final. Por tentar aliar preço com bons materiais, é uma área que conta com muitas pesquisas e inovações. Devido ao grande leque de opções os projetistas carregam consigo cadernos de apontamento específicos para fixadores.
8-1 Padrões de roscas e definições
Fig. 1 - Terminologia
Alguns termos de roscas de parafusos:
Passo: é a distancia entre filetes adjacentes de rosca medida paralelamente ao eixo da rosca.
Diâmetro maior: Maior diametro da rosca do parafuso.
Diametro menor: Menor diametro da rosca do parafuso.
Diametro primitivo ou diametro de pitch: Diametro coaxial ao parafuso ou à porca, que corta os filetes de rosca em um ponto tal que a espessura do filete é igual ao vão entre os filetes em tal ponto e é igual à metade do passo.
Avanço (dp) : Distância que a porca avança paralelamente ao eixo do parafuso quando a porca dá uma volta.
Obs: Um parafuso com rosca de múltiplas entradas contem dois ou mais cortes de rosca, um ao lado do outro, já parafusos de dupla entrada tem uma avanço igual duas vezes o passo e assim por diante.
Todas as roscas são feitas de acordo com a regra da mão direita (fig. 2), como na figura abaixo, com ângulo de rosca de 60º.
Fig. 2 - Regra da mão direita
Há duas roscas de