Parafráse
GEORGE ORWELL
Anderson Luis Nascimento
André Bonaldi
Charles Dias Brandão
Jonathan Junio
Luiz Alberto
PARÁFRASE
•
Ato ou efeito de parafrasear;
•
Explicação ou nova apresentação de um texto ou documento que procura tornar mais compreensível a inf ormação nele contida;
•
LINGUÍSTICA enunciado ou texto que reformula, com fins explicativos ou interpretativos, a mesma informação de outro enunciado ou de outro texto, mas utilizando outros re cursos linguísticos.
“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.
Nelson Mandela
HISTÓRIA
Em uma cidade da Inglaterra Sr. Jones possuía uma granja chamada Solar e muitos bichos.
Major, um velho porco, teve um sonho: que os bichos seriam autossuficientes e iguais. Com a morte do Major os animais fizeram a “Revolução dos Bichos” como meio de colocar em prática suas ideias.
Após a revolução, os bichos, liderados por Bola de Neve e seu assistente Napoleão, trocaram o nome da granja para “Granja dos Bichos”. Juntos, escreveram os sete mandamentos.
Como a maioria dos bichos não sabiam ler, criaram a tese:
“Quatro pernas bom, duas pernas ruim”(pag.36) e sempre cantavam a melodia Bichos da Inglaterra.
Trabalhavam como sonharam, planejaram e executaram a construção de um moinho de vento que segundo Bola de Neve facilitaria a vida dos animais da granja. O moinho foi destruído por uma tempestade e reconstruído com muito esforço e estrutura reforçada, foi explodido na invasão de Frederick e seus 14 seguidores.
Interessado em assumir o poder, Napoleão deu um golpe em
Bola de neve, junto com seus aliados assumiram a sede da granja e alteraram os mandamentos de acordo com seus interesses, passaram a ter privilégios perante os demais bichos, vestiam roupas, dormiam nas camas, faziam festas regadas a bebidas. FONTES PESQUISADAS
ORWELL, George, 1903-1950
A Revolução dos Bichos / George