Paradoxo de monty hall
Objetivo:
Apartir do paradoxo de Monty Hall (jogo que consiste no seguinte: Monty Hall (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas está um carro (prémio bom) e que as outras têm prêmios de pouco valor. O jogador escolhe uma porta e Monty Hall abrir a outra contendo um premio de pouco valor (a cabra) e entao da a oprtunidade do jogador escolher se prefere permanecer com a porta que escolheu ou trocar pela outra restante.) vamos explicar que a probabilidade do jogador permaner com a porta escolhida e ganhar o premio de maior valor é menor comparada a probabilidade dele obtar por trocar pela outra porta restante.
Teoria:
PARADOXO DE MONTY HALL
O Paradoxo de Monty Hall consiste em um jogo, muito utilizado em game shows, e recebeu esse nome graças a um apresentador que utilizava esse experimento em seu programa na década de 70, aqui no Brasil também fora utilizado. Para explicarmos a lógica do paradoxo, utilizaremos à estatística, mais precisamente a probabilidade.
O apresentador pede para que o participante escolha uma porta, sabendo que o apresentador tem o conhecimento da porta premiada, após escolhida a porta pelo participante ele escolhe outra porta que não contém o premio, que na maioria dos casos seria um carro, logo após ele abre essa porta de sua escolha e o participante vê que não tinha o prêmio máximo, e sim algo não tão desejado, como um animal ou até mesmo a porta vazia, então o apresentador pergunta se o jogador gostaria de trocar de porta, e agora supostamente com apenas duas portas a serem abertas, uma com o carro e outra vazia, ele teria 50% de chance de ser premiado. Usaremos a estatística para provar que as chances de ganhar ou perder não são iguais.
As portas são apresentadas A, B e C. Cada uma tem 1/3 de chances de conter o prêmio máximo, duas portas somam 2/3 de chance, Quando o jogador escolhe uma delas, ele compete com 1/3 e as outras duas não escolhidas somam 2/3.