Etilbenzeno
Trabalho 1
Disciplina: Tecnologia de Processos Químicos
Professora: Maria Isabel Pais da Silva
Grupo:
Bernardo Lipschitz
Cristóvão Bentes Gesualdo
Daniel Pinheiro
Eduardo Torres
Luis Fernando
Rodrigo Cesar Santos Vaz
OBJETIVO DO PROCESSO
O etilbenzeno tem como função principal servir de matéria-prima para a produção de estireno, produto que dá origem ao poliestireno que é um material plástico muito utilizado. Pode ainda ser utilizado como solvente e componente para nafta, asfalto e combustíveis.
APLICAÇÃO DOS PROCESSOS
O etilbenzeno é um intermediário químico que possui alto valor comercial. O composto orgânico é um hidrocarboneto de fórmula C8H10 que está presente em pequenas quantidades no ar, na água e no solo, além de ser encontrado em alcatrão de carvão e de petróleo. Seu uso é extensivo nas indústrias química, petroquímica e farmacêutica, em diferentes aplicações, incluindo uma grande variedade de produtos de consumo e materiais de construção, por exemplo, solventes na fabricação de tintas e vernizes, e como precursor de vários outros produtos, bem como gasolina, inseticidas e tabaco. A produção desse produto é também é destinada a composição de combustíveis de aviação. É interessante ressaltar que a gasolina contém cerca de 2% em peso de etilbenzeno, e a própria substância química cheira a gasolina.
A produção de etilbenzeno sintético ocorre através da interação do benzeno e etileno. Em seguida, o composto passa por desidrogenação, que o divide em hidrogênio e estireno, como mostra a figura 1.
Figura 1: Processo de Desidrogenação do Etilbenzeno
A manufatura do estireno representa o maior emprego da produção de etilbenzeno. O estireno é um líquido oleoso que também pode ser extraído a partir de uma fonte natural, e é usado na produção de poliestireno (um tipo de plástico moldado em embalagens de espuma e talheres de plástico, por exemplo), polímeros em geral, resinas e borrachas sintéticas. A produção mundial