Paradigmas do século xx
1) Física da luz-óptica: Nasce o princípio da contradição; Se diz que há contradição quando se afirma e também se nega simultaneamente algo referente à mesma coisa.
Ex.: Se "Nenhum carro é preto" for verdadeira, “Todo carro é preto" tem que ser falsa.
2) Física quântica: Nasce o princípio da indeterminação, também chamado de princípio da incerteza de Heisenberg. Onde não é possível explicar por quais razões os átomos se movimentam, nem sobre sua velocidade e direção, e nem mesmo os efeitos por eles produzidos.
Ex.: É possível saber a posição exata do átomo, ou sua velocidade, porém não se pode saber as duas ao mesmo tempo. Simultaneamente é impossível saber aonde o mesmo se encontra e para onde irá se dirigir.
3) Teoria da Relatividade: As leis da natureza dependem do observador e sua posição.
Ex.: O tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. Quando um corpo está em movimento, o tempo passa mais lentamente para ele.
4) Ciências da cultura: Desenvolvimento da antropologia.
Ex.: IRRACIONALIDADE : Explica que a idéia de uma ação, crença, intenção, inferência ou emoção irracional é paradoxal. Surge a partir daquilo que está envolvido em nossas maneiras mais básicas de descrever, entender e explicar estados e eventos psicológicos. Paulo está feliz por conseguir andar de bicicleta. Seu prazer se deve à sua crença de que ela é capaz de fazer isso e ao seu julgamento positivo dessa realização.
RACIONALIDADE: A racionalidade pode constituir, assim, em oposição à irracionalidade, um critério para qualificar determinados saberes, crenças, mitos e ideologias das sociedades tradicionais e modernas.
5) Conceito de