paradigma
Paradigma, é um modelo ou forma de representação, que se usa para a percepção de um determinado fenómeno ou acontecimento. Também pode ser entendido como uma crença, que pode dificultar o individuo a assumir novos valores. No que concerne as premissas do velho paradigma esteve patente que o professor e quem transmite o conhecimento e não há nenhum tipo de interacção, e nas premissas de novo paradigma, e notório que o processo de aprendizagem e orientado por meio da interacção, troca de experiencia e sobretudo admite outras opiniões, contribuições, quebra do distanciamento entre o formador e o formando.
2-
O Construtivismo e sustentado pela interacção sujeito-objecto. Ele pressupõe a mudança de paradigmas, isto é , aceitar novos desafios, adoptar novas atitudes de acordo com as circunstancias que formos sujeitos.
No Processo da busca do conhecimento os intervenientes, Formador-Formando, devem ter uma relação de complementaridade, reciprocida de que deve estar patente na interacção entre eles, e partilha de responsabilidades.
3-
A Zona de Desenvolvimento Próxima, entende-se ou e uma interajuda entre indivíduos, que ocorre quando um deles encontra uma limitação na execução de uma determinada tarefa, e procura ou busca ajuda em outro com mais experiencia, de modo a superar a limitação. O individuo, para que tenha sucesso em qualquer área que se deve procurar ajuda, isto quando tiver dificuldades, caso não sujeitar-se a, ao fracasso constante, quando não demonstrar abertura. O problema que o individuo apresentar, buscando soluciona-lo, e que determina a ZDP, indo alem, diria que e impossível o homem viver isolado, ele precisa de ajuda dos outros para poder sobreviver e o mesmo deve acontecer no processo de ensino e aprendizagem.
4-
Neste período, entendi que o conhecimento e construído pelo sujeito interagindo com os outros, procurando abandonar os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, e adoptar o construtivismo que deve estar