Parada cardiorrespiratoria
O que é Parada Cardíaca?
A parada cardiorrespiratória é a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. Depois de uma parada cardiorrespiratória, a pessoa perde a consciência cerca de 7 segundos em razão da parada de circulação sanguínea cerebral. A pulsação do coração faz com que o sangue circule por todo o corpo. Quando o coração não funciona corretamente ou para, o sangue que conduz oxigênio e nutrientes não chega aos tecidos e aos órgãos, fazendo com que órgãos vitais como coração e pulmão parem de funcionar por falta de energia.
No Brasil, mais de 1/3 das mortes decorre de causas cardiovasculares, que perfazem 300.000 casos anuais. Já nos Estados Unidos, estimam-se 250.000 mortes súbitas de causa coronariana por ano. A rapidez e a eficácia das intervenções adotadas são cruciais para que haja melhor resultado no atendimento de qualquer situação de emergência, sobretudo em casos de parada cardiorrespiratória (PCR).
A parada cardiorrespiratória pode acontecer na presença de ritmos cardíacos diferentes:
Fibrilação Ventricular (caracterizada por um ritmo cardíaco rápido, irregular e ineficaz)
Assistolia (ausência de ritmo cardíaco, interrupção da atividade elétrica do músculo cardíaco);
Taquicardia Ventricular (arritmia que apresenta freqüência cardíaca elevada)
Atividade Elétrica Sem Pulso (presença de atividade elétrica no músculo cardíaco, não há circulação sanguínea e os batimentos cardíacos são ineficazes).
Como identificar uma vítima de PCR?
O diagnóstico deve ser feito com a maior rapidez possível
E compreende a avaliação de três parâmetros: responsividade, respiração e pulso. A responsividade deve ser investigada com estimulo verbal e tátil. O estimulo verbal deve ser efetuado com voz firme e tom alto, que garanta que a vitima seja capaz de ouvir o socorrista. O