primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória
1) Queimaduras térmicas: são aquelas causadas por calor e são as mais frequentes.
2) Queimaduras elétricas: são queimaduras causadas por acidentes com fios e aparelhos elétricos e é mais comum em crianças menores de 5 anos ou os adolescentes que ao empinar ou retirar pipas da rede elétrica têm contato com fios de alta tensão.
3) Queimadura químicas: são queimaduras que são provocadas por ácidos (ex. ácido clorídrico) ou bases ( exs. soda cáustica, lixívia). Estes produtos quando absorvidos podem provocar lesão para além da pele, os órgãos internos. O grau de destruição dos tecidos depende do agente químico.
4) Queimaduras biológicas: são as queimaduras provocadas por animais (ex.: água-viva, lagarta-de-fogo) e vegetais (ex.: urtiga, látex, etc.).
Agentes físicos:
- Térmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e fogo;
- Elétricos: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;
- Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.
Agentes químicos:
- Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.
Agentes biológicos:
- Seres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.
Quando é feita uma avaliação das causas das queimaduras é observado que, na maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal responsável.
O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa das queimaduras.
O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de