Parada Cardiorespiratória
O som do coração
Quando alguém escuta seu coração com um estetoscópio, os som é freqüentemente descrito como tum-tuum tum-tuum. O som da primeira batida do coração (tum) é provocado pela aceleração e desaceleração do sangue e por uma vibração do coração no momento em que as válvulas tricúspede e mitral se fecham. A segunda batida do coração (tuum) é causada pela mesma aceleração e desaceleração do sangue e vibrações no momento que que as válvulas pulmonar e aórtica se fecham.
A parada cardiorrespiratória é a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. Depois de uma parada cardiorrespiratória, a pessoa perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos em razão da parada de circulação sanguínea cerebral.
Dentre os diferentes fatores capazes de causar PCR encontram-se:
Overdose;
Afogamento;
Patologias cardiovasculares;
Engasgo;
Demasiada perda de sangue;
Choque séptico;
Traumas;
Choque elétrico;
Envenenamento por monóxido de carbono.
Como funciona a ressuscitação cardíaca
O que deve ser feito para ajudar uma vítima aparentemente inconsciente? O primeiro passo é confirmar se ela está realmente inconsciente. Para provocar alguma reação, chame o nome dela e a sacuda gentilmente, como se estivesse tentando acordar alguém pela manhã. Você também deve verificar se a vítima está respirando. Se tentar realizar a RC em uma pessoa que não está sofrendo parada cardiopulmonar, você pode machucá-la.
Se não conseguir acordá-la, a próxima coisa a fazer é pedir para alguém ligar para a emergência. Paramédicos estarão a caminho do local enquanto você realiza a RC. É apenas uma maneira de ganhar tempo enquanto a vítima não recebe cuidados intensivos.
Depois de chamar a assistência médica, você deve realizar a RC. Para a RC funcionar, a vítima deve estar deitada de costas em uma superfície plana. Se estiver de bruços, vire-a de costas gentilmente,