Parada Cardiorespiratória
A paragem cardiorrespiratória (português europeu) ou parada cardiorrespiratória (português brasileiro)1 ou PCR é a interrupção da circulação sanguínea que ocorre em consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes. Após uma PCR o indivíduo perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos devido à parada de circulação sanguínea cerebral.
Caso não haja retorno à circulação espontânea e o paciente não seja submetido a ressuscitação cardiopulmonar, a lesão cerebral começa a ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 minutos de ausência de circulação as chances de ressuscitação são próximas a zero.
O que é uma parada cardiorrespiratória?
Parada cardiorrespiratória é a parada brusca da respiração.
Como identificar uma parada cardiorrespiratória?
Alguns sinais que identificam a parada respiratória são a ausência de respiração (expansão do tórax) e a dilatação das pupilas.
O que provoca uma parada cardiorrespiratória?
Vários são os acidentes que provocam a parada de respiração: asfixia, afogamento, intoxicação por medicamentos e monóxido de carbono, sufocamento e choque elétrico.
Qual o tempo limite que a pessoa pode ficar sem respirar?
Se as funções respiratórias não forem reestabelecidas no prazo de 3 a 5 minutos, as atividades cerebrais cessarão totalmente, ocasionando a morte da vítima.
Como socorrer a vítima?
A oxigenação dos tecidos à custa da respiração artificial possibilita a recuperação de muitas pessoas com parada respiratória. Outros socorros são fundamentais, como:
• afastar a vítima daquilo que está a impossibilitando de respirar;
• verificar o nível de consciência da pessoa;
• retirar dela a dentadura, as pontes e os restos de alimentos, quando houver;
• criar e manter desobstruída a passagem de ar;
• iniciar imediatamente a respiração artificial (boca à boca);
• encaminhar a vítima para um pronto-socorro, mas continuar essa técnica durante