Para sociologia?
Prof. Tarcicio
Acadêmica: Vera Lucia Santos - 1° Semestre de Pedagogia.
1- Porque e para que à Sociologia?
- Porque a Sociologia pode contribuir para uma crítica social, melhorar os conhecimentos relativos às circunstâncias sociais em que estamos envolvidos e possibilita maiores chances de controlarmos os problemas vinculados a essa circunstâncias, exemplo as divisões da sociedade em camadas, a mobilidade do individuo dentro dessas camadas de competição e comparação do modo em que vivemos. A Sociologia permite a esses grupos de indivíduos a perceber o modo de funcionamento da sociedade e compreenderem e alterarem suas próprias condições de vida e influenciarem o próprio futuro.
2- Quais os principais fundadores e quais as principais idéias de cada um deles?
- Auguste Conte – Considerava ser possível o estabelecimento de uma física social, e que era possível existir uma ciência da sociedade como as ciências exatas, cabendo à Sociologia estabelecer leis gerais sobre a vida social. Para isso coloca a lei dos três estágios:
Estado Teológico – As considerações sobre o sobrenatural, a religião e Deus é que dominam o pensamento e as explicações sobre o mundo.
Estado Metafísico – O pensamento filosófico substitui o sobre natural na explicação dos fenômenos, nesta fase desenvolve a matemática , a lógica e outros sistemas neutros de pensamento.
Estado Positivo – A ciência passa a ser a forma homogênea do conhecimento, através da observação de fatos vividos e do teste de teorias.
- Émile Durkheim – Considerava o conhecimento sociológico como ferramenta capaz de construir uma sociedade melhor e via nas idéias comuns de um mesmo grupo social a força unificadora de qualquer sociedade. Considerava que os fenômenos sociais deveriam ser estudados como coisa e que não podem ser confundidos com fenômenos naturais, orgânicos ou psíquicos, pois os fenômenos são gerados a partir de representação de ação dos indivíduos em