Logística
Dentro da nova realidade competitiva mundial as organizações que pretendem prosperar ou mesmo sobreviver no mercado, devem procurar ter conhecimento atualizado das inovações e exigências de seus consumidores.
As empresas atualmente estão cada vez mais focadas na importância da distribuição de seus produtos e serviços, visto que, estes devem chegar o mais rápido possível até seus clientes.
A distribuição está se tornando uma das etapas mais críticas do processo produtivo em uma organização. Com a concorrência acirrada no mercado, as empresas têm buscado, além de oferecer produtos e serviços com qualidade, entregá-los no menor tempo possível aos seus consumidores. Neste momento, este se torna o grande desafio das organizações, implicando diretamente nos resultados finais da empresa. O que ocorre é que aumentam as exigências das empresas para que seus fornecedores entreguem seus produtos no menor tempo possível, e para que este processo funcione, estas investem num método logístico mais eficiente, onde busca reduzir o tempo em que à mercadoria fica em trânsito, com isto, além de satisfazer mais rapidamente as necessidades de seus clientes, se reduz também seus custos com armazenagem e transporte, não correndo o risco de perder mercado para seus concorrentes, pois hoje em dia, o cliente não busca somente o menor preço, e sim o fornecedor que consegue colocar seu produto o quanto antes em seu estoque. Outro fator interessante é o maior comprometimento também dos fornecedores, pois a satisfação dos clientes depende muito deste procedimento de interação entre as empresas, um grande problema que ocorre com freqüência, é um numero elevado de pedidos feitos pelo departamento de vendas, sem saber ou verificar se o setor de logística e distribuição terá condições de fazer a devida entrega, muitas vezes fazem este processo, simplesmente para segurar os clientes, mas não percebem que com esta atitude, estão afastando-os, entregando-os para os concorrentes,