Para sair na frente da concorrência
São Paulo – Preocupar-se com as empresas concorrentes faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. O empresário acomodado e que deixa de implementar novas práticas na sua empresa acaba perdendo clientes para a concorrência. Veja 17 dicas de empreendedores para que a sua empresa se diferencie no mercado.
1. Pesquise
Para Marcelo Lisboa, fundador e CEO da HelloFood, plataforma online para delivery, analise o comportamento de clientes e foque nos pontos positivos do seu produto ou serviço. Além disso, estude concorrentes que atuam em mercados mais maduros e busque diferenciais que ainda não estão disponíveis no mercado local.
2. Invista no pós-venda
Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, empresa de avaliação do atendimento ao consumidor, afirma que uma boa experiência de compra é essencial para se diferenciar. Importante também levar isso para o pós-venda. “Muitas experiências de compras não muito boas são compensadas com um atendimento pós-venda adequado. Ou seja, troca de produto sem tomar muito tempo do cliente”, explica.
3. Seja ágil
Para Patrick Nogueira, fundador da startup Baixou, é necessário agir nos pontos em que a concorrência é fraca e lançar produtos mais rápido. Quando o concorrente lançar algo novo, é preciso ser ágil para tomar decisões.
4. Pesquise novas necessidades
Florian Hagenbuch, cofundador da Printi, plataforma de impressão via internet, afirma que inovar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. “O diferencial vem mesmo de saber aplicar informações sobre o cliente e da concorrência para gerar inovação como vantagem competitiva sustentável”, explica.
5. Conheça bem o seu produto
Para Marcio Campos, fundador e CEO da PagPop, de pagamento móvel, o empreendedor precisa conhecer bem a sua empresa. “Entre as melhores práticas está o profundo conhecimento do empreendedor sobre seus serviços ou produtos e o acompanhamento incansável da percepção do consumidor