Para que filosofia?
Estudamos na nossa disciplina que há uma compreensão presente no senso comum de que a filosofia não serve para nada. Quais as razões deste entendimento de que a filosofia inútil para a sociedade?
O processo de conhecimento, de aprendizado tomou conta da sociedade nas suas mais variadas formas. O ser humano é naturalmente curioso, querendo cada vez mais saber sobre determinadas coisas ou um pouco de cada para poder se adaptar facilmente aos mais variados grupos que o cercam. Com o passar do tempo algumas informações baseadas em experiências próprias ou de outros foram repassadas como verdades absolutas e incontestáveis, se tornando o senso comum, onde, o que "dizem ser verdade" há muito tempo, de fato é verdade e que a percepção similar de varias pessoas sobre algo ou com opinião parecida sobre um determinado assunto tornam isso verdade.
A Filosofia serve justamente como "óculos" que faz as pessoas enxergarem as situações e opiniões com outros olhos. "O que estou vendo é realmente o que vejo?" "O que me disseram realmente é de fato assim?".
Serve para que possamos desconfiar do que dizem ser "óbvio", ajuda-nos a pensar, duvidar sobre aquilo, despertar um interesse em maiores detalhes e nos faz questionar de maneira imparcial (sem ser influenciado por opiniões de terceiros ou experiências já vividas, como se fosse a primeira vez que se deparasse com aquela situação) sobre aquilo que a sociedade quer nos fazer acreditar ser verdade.
A banalização da filosofia por ignorantes se da ao fato da preguiça de pensar, se é de costume a sociedade para a maioria das situações fornecer para os indivíduos opiniões formadas sobre aquilo e o que fazer, e que, fazendo o que foi dito trará o resultado esperado, porque perder tempo pensando se é verdade, se vai dar certo?. Pessoas comuns fazem o que são orientadas a fazer, pessoas extraordinárias pensam, entendem como funciona a raiz daquilo e melhoram a maneira