Biografia de Vygotsky
Nascido em 17 de novembro de1896 Lev Semenovick Vygotsk natural de Orsah situada próxima a Minsh capital de Bielo Rússia, seus pais de família judaica, financeiramente bem sucedida, o que concedeu a Vigotsk uma boa escolaridade desde a infância .
Tutores foram os responsáveis por sua educação até os quinze anos, aos dezoito iniciou curso de Medicina,em Moscou, mas pausou e começou a fazer Direito.
Formou-se e voltou a Gomel na Bielo-Russia em 1917 em meio a revolução Bolchevique, que ele apoiou. Lecionou Literatura estética e História da arte e fundou um laboratório de psicologia, onde ganhou destaque muito rápido, devido sua cultura enciclopédica, sua forma inovadora de pensar e sua dedicação. Vygotsky realizou mais de 200 trabalhos científicos.
Se casou com Rosa Smekhova, e tiveram duas filhas,em 1920 contraiu tuberculose.
Destacou-se por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de arte,trabalhos que no futuro foram incorporados no livro . O apreço pela psicologia o levou a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época nomeadamente as teorias de “Gestalt” da psicanálise e o” Behaviorismo” ,além das colocações de Jean Piagt.
Inclui em seu histórico trabalhos de campo dos quais visitava camponeses isolados em seu país,fazia testes neuropsicológicos com esses moradores de aldeias nômades do Usbequistão e do Quirguistão (Ásia Central).
Estudou distúrbio de aprendizagem e linguagem das várias formas de de deficiências congênitas e adquiridas a exemplo da afasia.
Voltou a cursarMedicina,seu interesse estava relacionado na manutenção do grupo de pesquisas ( Troika) de neuropsicologia com Alexander Luria e Alexei Nicolaiwik Leontiev.
O convidaram para trabalhar no Instituto de Psicologia em Moscou.
Sempre que se fala em processos de aprendizado, o nome de Vygotsky é lembrado. Foi um pensador importante em sua área, o pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das