Para onde vai a tga
PARA ONDE VAI A TGA?
Ém Busca aa* Competitividade; Be
Objetivos de aprendizagem o Apresentar o impacto da Era da Informação e suas c o n s e q u ê n c i a s na T G A . o Expor as s o l u ç õ e s emergentes, como melhoria contínua, qualidade total, reengenharia, benchmarking, equipes de alto desempenho e novas d i m e n s õ e s das organizações. « Identificar os problemas atuais da TGA, em função das recentes correntes científicas.
© Permitir algumas c o n c l u s õ e s sobre os caminhos da T G A .
A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos. Essa jovem senhora é um produto típico do século X X . N o decorrer do século, ela passou por grandes transformações, mas sempre esteve à frente das tendências. Agora, está enfrentando a forte turbulência da Era da Informação.
1.
Compressão do espaço. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual ou não-territorial. Surgiram a fábrica enxuta e as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas fixas que se tornaram desnecessárias. Miniaturização, portabilidade e virtualidade são a nova dimensão espacial fornecida pela TI.
A E R A DA INFORMAÇÃO: M U D A N Ç A E INCERTEZA
A década de 1990 marca o surgimento da Era da Informação, graças ao tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e TI. Na Era da Informação, o capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante.
2.
Compressão do tempo. As comunicações tornaram-se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real. A informação em tempo real e online permite integrar vários processos. O justin-time (JIT) é resultado da convergência de tempos reduzidos no processo produtivo. A instantaneidade é a nova dimensão temporal proporcionada pela TI.
3.
Conectividade. As organizações estão se tornando redes virtuais de negócios, entrelaçando-se entre si através de