Para onde vai a tga
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ALEXANDRE SCHMITT BARBOSA
PARA ONDE VAI A TGA
Santa Rosa
2012
INTRODUÇÃO
A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos . Ela é um produto típico do século XX . No decorrer do século, ela passou por grandes transformações e agora está enfrentando a forte turbulência da era da informação. Na era da informação , a terceira era , está trazendo novos desafios para a TGA , como por exemplo : a convergência , a globalização , a virtualização , entre outros. É um desafio para o administrador moderno, se adaptar a essas mudanças que já existem e as que estão por vir.
PARA ONDE VAI A TGA
A teoria administrativa percorreu três eras no decorrer do século xx. A primeira foi a modorrenta estabilidade e previsibilidade da era clássica. A segunda foi o início da mudança , com a era da mudança , com a era neoclássica. A terceira, a era da informação, está trazendo novos desafios para a TGA.
Nos portais da era da informação, surgem soluções emergentes no intuito de reduzir o diferencial entre as práticas administrativas e as exigências de um ambiente turbulento e instável . A melhoria contínua , baseada no kaizen japonês , constitui um esforço lento e gradativo de mudança organizacional, vindo de baixo para cima. A qualidade total é outro esforço incremental , mas envolvendo a totalidade da organização e não apenas a sua base operacional. Para Deming , “ a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário , presentes e futuras. Para Crosby , é a “ conformidade com as exigências”.
A reengenharia constitui uma metodologia radical e revolucionária de mudança organizacional baseada na ênfase colocada nas equipes de processos. O benchmarking é um esforço extrovertido para a pesquisa ambiental e análise de