Paquimetro
Beatriz
Gabriel
Bruno
Elizabeth
Mariana
Cardozo, Filipe
INDICE
1.1. Paquímetro 3
1.1.1. Quem inventou o paquímetro e como são suas medida? 3
1.2. Elementos do paquímetro 4
1.3. Tipos de paquimetros 4
1.3.1. Paquimetro universal 4
1.3.2. Paquimetro universal com relogio 5
1.3.3. Paquimetro com bico movel (basculante) 5
1.3.4. Paquimetro de profundidade 5
1.3.5. Paquimetro duplo 6
1.3.6. Paquimetro digital 6
1.4. Como usar o paquimetro 6
1.5. Erros de leitura 8
1.6. Aplicacoes usuais do paquimetro 8
1.7. Conclusao 9
1.8. Bibliografia 10
1.1. Paquímetro
Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)) ou barreira, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Intrumento usado para medir as dimensoes lineares (Internas, externas, profundidade, ressalto). De fato, por esta capacidade, ele também é conhecido como Paquímetro Quadrimensional.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As graduações são calibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio.
1.1.1. Quem inventou o paquímetro e como são suas medida?
O paquímetro é ajustado entre três pontos, retirado do local e a medição é lida na régua. O nônio, ou escala de Verniar, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite medir o colapso decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões